DINÂMICA LIMITE DE SI MESMO
OBJETIVO: Proporcionar de forma clara a diferença das ações e comportamentos que temos quando estamos tensos ou seguros em nosso ambiente escolar ou de trabalho.
MATERIAIS: Nesta dinâmica você precisará de giz.
DESENVOLVIMENTO: O orientador deverá solicitar aos participantes que formem uma fila, como se estivessem num ponto de ônibus ou numa fila de banco fazendo de conta que não se conhecem. Avise-os que normalmente existe uma distância física (limite), que varia de pessoa para pessoa.
Neste momento, mostra-se aos participantes o "espaço-limite" de cada um e o quanto diferencia de pessoa para pessoa, através da invenção de papéis, em seguida, desfaz-se a fila.
O orientador solicitará que um participante fique a sua frente (aproximadamente 5 metros) e que use todos os sentidos para perceber a aproximação dele. Antes de sentir-se "invalido", deve pedir para parar. Neste momento, deve-se demarcar com giz até onde o participante permite a aproximação.
Na seqüência pede-se que feche os olhos e o orientador repete o mesmo processo. Nesse caso, pode-se introduzir sons através de palmas, bater com os pés etc. A dinâmica deve ocorrer com todos os participantes.
VARIAÇÕES: Normalmente, a distância modificar-se-á, ampliando-se, em função do campo tenso gerado. O orientador deve caminhar, vagarosamente, em direção ao participante nas duas vezes, sem alterar o ritmo. Esse é um jogo dramático que demonstra claramente a diferença entre campo tenso e campo relaxado, avaliando a percepção e os limites de cada um.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Que bom que você lembrou de deixar um comentário. Estaremos lendo e respondendo em breve! Até mais!